Plágio na internet.

Por admin | Jun 22, 2007

Dias atrás o Alexandre Fugita do MeioBit e TechBits, levantou o assunto de plágio na web.

O Alexandre estava revoltado com um parasita que havia copiado um texto seu, sem a sua autorização, porém ele licenciou o blog sobre Creative Commons. O Cardoso falou para ele sentar e chorar, porque ele permitiu a reprodução dos posts via CC. Ok, Ok. O Cardoso dessa vez está certo.

A algum tempo atrás eu fui vitima de plágio, um site sobre Software Livre copiou um texto na íntegra do Info-mundo.net e no final da cópia colocou o lindo texto: Fonte: Info-mundo.net. Se você tem um blog ou site que faz isso, provavelmente deve achar que é normal. De acordo com a lei você deve dar os créditos a pessoa que escreveu o texto, ao invés de simplesmente mostrar de onde achou o conteúdo.

O que me deixou com raiva do site que fez a cópia não autorizada do artigo meu, foi o fato de possuírem banners do Submarino no cabeçalho. Ou seja estavam fazendo uso comercial do meu texto, resumindo tudo: Estavam pegando o meu conteúdo e lucrando em cima.

Simplesmente mandei um email nada educado, pedindo a retirada do texto dentro de 24 horas. Eles responderam com um email pedindo desculpas e falando que isso não iria se repetir. Como eles eram um site com “alguns princípios” retiraram o texto, mas e se o meu texto tivesse caído na mão de um plagiador que ignora avisos para retirada de conteúdo?

Recentemente descobri um blog parasita, aonde só possui conteúdo roubado de outros sites, como Terra e G1. Vejam o nome do blog e slogan:

Blog do Ctrl-C

Na internet nada se cria, tudo se copia.

O cara é um baita de um cara de pau! Os sites que ele copia deixam bem claro que é proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização do autor. Eu gostaria de saber o seguinte, se o cara não respeita grandes portais que deixam expressos, que é proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo, por que ele iria respeitar blogs pequenos ou médios que colocam um selinho do Creative Commons no rodapé?

CHARGE sobre plágio

O rec6 que diz ter medidas para proteger os direitos autorais até o presente momento se mostrou ineficaz, o blog Ctrl-C, possui algumas notícias na página dos mais populares da categoria Entretenimento e Tecnologia. Ou seja os leitores estão prestigiando o trabalho dos plagiadores. Então sugiro a você leitor, que quando ver um blog com uma notícia copiada por completo de um portal grande ou um blog pequeno, e tenha aquele típico: Fonte: Original, simplesmente reporte o artigo ao rec6, leia o original e se possível deixe um comentário no blog do cara deixando sua sincera opinião quanto a cópia feita por ele :D. Se você ver alguma notícia no rec6, marcada como: viola direitos autorais, reporte você também ;).

Se eu fosse vítima de plágio como o Alexandre foi, eu simplesmente tomaria as seguintes atitudes:

  • Se o blog usar Adsense, mandaria uma cartinha para o Google denunciando o plágio.
  • Denunciaria ele a hospedagem. (Muitas hospedagens proíbem conteúdo que fere a lei)
  • Procurar um advogado, caso eu possa receber uma indenização, recorrer a justiça ;).

Acho que se você quer um montar um site que seja famoso ou te arrecade alguns trocadinhos no final do mês, tenha pelo menos “peito” para criar conteúdo, ao invés de “parasitar”.

Lembrando que plágio nesse texto, foi empregado com o sentido de Cópia não autorizada.

E você, o que pensa sobre o assunto?


Technorati : , , ,

Artigos Similares

78 Comentários
  1. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 3:40 am

    Amigo, quero saber qual o seu problema…
    Você está se sentindo ofendido por seus posts não fazerem sucesso no rec6? Acho que a 77ª posição nos editores deve está te incomodando um pouco né? Apenas sinto muito…

    Você é leitor freqüente do meu blog?
    Certemante você não é, e se for, eu não entendo o motivo da sua ira.

    Se o visitante votou em minha notícia no rec6 é porque ela ainda não a conhecia e EU estava mostrando a novidade.
    Qual a diferença entre ler no meu blog e no site da notícia original?
    Simples, em sites como o Terra as notícias não param de chegar, e acaba muitas vezes uma notícia que interessaria a você saindo da primeira página, consequentemente você não vai ver.
    No blog eu coloco as notícias que EU acho interessante, e é mais cômodo a um leitor com gostos parecidos com o meu irem lá para ler o que gosta.

    Se eu copio ou não isso é um problema MEU e/ou do site originado, que se quiserem me procure para maiores satisfações.
    E como todo mundo sabe, você não tem nenhuma ligação com isso, nunca copie, e nunca copiarei um texto seu, até por que não me agradou.

    Eu não sou APENAS mais um plagiador da internet, se te incomodei tanto ao ponto de você fazer esse post é por que algo de especial eu tenho e estou me destacando dos demais :P

    E quando puder dê uma parada pra ler isso:
    http://ctrl-copy.blogspot.com/2007/05/o-nascimento-de-mais-um-blog-intil.html

  2. admin June 22, 2007 9:47 am

    Rodrigo:

    Sinceramente não estou preocupado com o meu ranking no rec6, estou apenas chateado, pois seus posts plagiados estão tomando o lugar de blogs menores que esse, e que possui conteúdo original ao invés de conteúdo chupado como o seu.

    A diferença de ler no seu blog ou no site original? Simples, o Terra por ex, investe pesado nem jornalismo e publicidade, para gerar mais visitas, que por sua vez aumenta o custo de um anúncio, você está sugando conteúdo do Terra e lucrando em cima, se você tirar aquele Adsense de lá, a história seria outra.

    Se você copia ou não o problema é entre você o site plagiado, porém posso te denunciar, isso é um direito meu.

    E sim você é apenas mais um plagiador na internet, citei você, pois te acho mais descarado que o pastel, que foi tirado do ar pelo wordpress.com, o pastel pelo menos não possuia adsense.

    E sim eu já li o link seu, e posso dizer uma coisa, já viu a figura do meu post? Pois é, ilustra bem você na criação do seu blog.

  3. André Marmota June 22, 2007 9:58 am

    David, caí aqui graças à lista Blogosfera, curioso pra ver a resposta do coitado aí de cima. Mas não esquenta. Ainda que ele consiga manter o blog dele, será esse o máximo grau de evolução educacional. Repare: até ele se acha “apenas mais um”. Se é isso que ele quer ser na vida, vamos deixar. Quanto mais medíocres por aí, melhor para quem quer ocupar seu espaço de verdade. Abração pra ti!

  4. Enio Luiz Vedovello June 22, 2007 10:41 am

    Ontem eu publiquei também um post motivado pelo do Cardoso. Na semana passada, já tinha publicado um motivado por notícias de plágio em dois outros blogs.
    O problema é que a Creative Commons permite a cópia, desde que citada a fonte. E é onde os plagiadores se aproveitam. Mantendo a licença Creative Commons, o máximo que a gente poderia fazer seria chiar contra alterações ou uso comercial. Como uso comercial, acho que dá para exigir que o plagiador bloqueie o conteúdo para o AdSense, mas ele poderia alegar que um link genérico para o Submarino, por exemplo, não fere o seu artigo. Admito que não sei o que dizer neste caso.
    A solução que eu adotei foi a de restringir, a priori, qualquer reprodução de conteúdo. Os conteúdos que eu pretenda liberar a cópia serão informados clara e individualmente.

  5. Igor June 22, 2007 10:58 am

    Caro rodrigo, se você está copiando, não é problema seu, é problema de todos.

    Essa conduta é enquadrada no artigo 184 do Código Penal, punível com reclusão (sim: cadeia) por de 2 a 4 anos (e, nesse caso, não tem essa história de pagar cestas básicas).

    Mais que isso (porque o direito não é a solução de todos os males), o seu blog é um atestado de incompetência, mesmo porque existe uma diferença substancial entre divulgar uma notícia e reproduzi-la.

    Cresca, seu idiota (no sentido técnico do termo - http://pt.wikipedia.org/wiki/Idiotia).

  6. Fernando Caprio June 22, 2007 11:21 am

    Eu vejo diariamente dezenas de casos de plágio no Geek42. Para ser bem sincero, não me importa muito. As pessoas copiam com ou sem referência, mas não conseguem ter a qualidade de um blog popular. Minha teoria é a seguinte: se alguém consegue fazer um blog bom o suficiente, não irá copiar o conteúdo, e sim produzí-lo. Portanto, com ou sem CC, azar de quem copia; isso com certeza não prejudica o seu site, pelo contrário.

  7. Design gráfico June 22, 2007 2:03 pm

    Esse negócio que alguns dizem “estou copiando de você, você deveria estar orgulhoso pois isso quer dizer que pago-pau” é furado. Claro que dá raiva ao ver alguém lucrar em cima do que você fez.
    Acho que é uma questão de escrúpulos morais. Se a pessoa não têm moral, ela vai copiar mesmo.

    Mas e quanto as noticias tiradas do G1, Terra, etc? Eu já acho extremamente inútil alguns blogs publicarem aquelas notícias na íntegra. Se eu quisesse ler elas, eu visitava o próprio site.

    Enfim, ao inferno com o plagiarismo! Essa gente que acha que não existe lei na internet…tsc, tsc.

    Abraços,
    Canha.

  8. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 4:56 pm

    Eu acho que essa “marmota” não lê com atenção as coisas…

    Eu não sou APENAS mais um plagiador da internet, se te incomodei tanto ao ponto de você fazer esse post é por que algo de especial eu tenho e estou me destacando dos demais

    E eu continuo achando que se incomoda aquele que se sente afetado pelos menos desprovidos de capacidade intelctual como afirmou o Igor.
    Pra mim, esse é o único motivo que faz uma pessoa deixar de se preocupar com o blog dela para cuidar do blog de outra pessoa.

    Não vejo um blog como um lugar para mostrar meus conhecimentos nem pra ficar com briguinhas infatis entre outros blogueiros.
    Apenas vim aqui porque o sujeito que mantém este blog fez a questão de ir até o meu deixar um comentário perguntando quando eu passaria a criar conteúdo próprio.
    Acho que isso não cabe a ele, o interesse deve apenas meu e/ou dos meus leitores.

    Não gostou do meu blog?
    Ótimo, é só não voltar lá. Mas não me venha dizer o que devo fazer na minha própria casa ou questionar o por que de eu fazer isso ou aquilo.

  9. admin June 22, 2007 5:21 pm

    Rodrigo.

    Um blog é lugar de opinião.

    E re-afirmo o que eu disse anteriormente, sim você é apenas mais um plagiador na internet, pois nao conheço muitos blogs parasitas, se conhecesse mais alguns, com certeza iriam ser citados nesse artigo, e sobre o que fazer na sua própria casa:

    Imagine que você matou alguém na sua casa, e o seu vizinho viu, é dever como cidadão avisar a polícia.

    Cometeu um crime? Deve ser denunciado mesmo. Assim como fiz com você.

  10. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 5:36 pm

    Não estou criticando o que você fez no SEU blog…
    Aqui você faz o que você quiser e achar melhor, você só não deve ir até o meu espaço me questionar sobre meu comportamento.
    Assim como fiz aqui, não vim questionar o conteúdo do seu blog, e sim o que fez você ir até a minha casa perguntar quando irei publicar coisas da minha criação.
    Até onde sei você não tem nada ligado ao meu blog.

    Você está sendo contraditório, ao mesmo tempo você cria um post sobre “parasitaS”, mas fala que conhece apenas o meu.
    Algum diferencial tem no meu que fez você dedicar o seu post a ele.

  11. admin June 22, 2007 6:01 pm

    Rodrigo

    Não, na verdade eu conheço ou conhecia outros, porém caíram.

    E não dediquei o post a ele, dediquei a todos os plagiadores, você foi apenas citado.

    E até aonde eu sei, não deixei url do meu blog no seu.

  12. Bruno Godoi June 22, 2007 6:38 pm

    É complicado lidar com esses “blogueiros”, que mais parecem os miguxos do Orkut, do que os profissionais por trás de blogs respeitados.

    Esse é mais um caso de brasileiro que só chegou ao fim da escola (se é que chegou) usando o CTRL+C CTRL+V em seus trabalhos escolares.

    Mas felizmente esse tipo de blogueiro perde a iniciativa logo. Afinal um dia ele se cansará de não produzir nada, e não saberá como produzir alguma coisa.

    Até onde sei o conteúdo do Terra é protegido, e uma boa denuncia por lá seria o bastante para que ele tome um chega para lá em matérias do site. Não sei em relação a como funciona o conteúdo do G1, mas com certeza o conteúdo do Terra ele logo vai perder. Mesmo citando fonte.

    Infelizmente ele é mais um caso de pessoas que buscam a net atrás de dinheiro fácil, e como ele só vai ver a cor do dinheiro do Adsense daqui a alguns anos, logo ele parte para outra.

  13. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 6:42 pm

    Mas deu o nome e slogan, e isso já é o sufuciente pra saber do que se trata.

  14. admin June 22, 2007 6:55 pm

    Rodrigo, tá vendo o quote ali em cima? Não? Vá ao oftamologista.

  15. Marinho Brandão June 22, 2007 7:09 pm

    > Algum diferencial tem no meu que fez você dedicar o seu post a ele.

    isso me lembra aquela patética frase “falar é fácio, difício é ser eu”.

    Esse tipo de resposta não cola, seria o mesmo que um ladrão de galinha ser preso e dizer que tem algum talento especial para a polícia “ter dedicado um porrete a ele”.

    Esse lance de cópia na internet é realmente uma questão complicada. Eu tenho valores o suficiente para saber até onde eu posso ir ao citar um conteúdo alheio, normalmente eu não lembro muito disso a ponto de correr o risco de escorregar em algum momento sem ao menos perceber, e acho que é o caso de outras pessoas.

    Essa reclamação sobre conteúdo me lembra aquela história do Bill Gates e sua carta sobre patente de software. Não está errada, mas não deixa de ser um ciúme bobo. Meus posts são escritos com tal espontaneidade que eu sequer me preocupo com a qualidade. Simplismente flui. Um sai legal, o outro mais ou menos, o outro nem tanto. E se alguém copiar, eu acho legal ver meu nome citado por lá.

    Mas acontece que eu não ganho nem tenho interesse em ganhar dinheiro com isso. Se fosse um livro, ou se essa fosse uma forma minha de viver, com certeza ficaria puto, pois o conteúdo seria resultado de investimento e trabalho criterioso, como acontece com ALGUNS blogs (note que o alguns significa que POUCOS estão realmente à altura que PENSAM estar).

    Mas eu também achei esse “Blog do Control-C” bem sem-vergonha, e não foi hoje que tive essa impressão. Simples: não me interessei em voltar lá.

    Eu acho que é isso. Lacerda, eu reitero o que os amigos disseram aí pra cima: não pense que o blog sendo seu, que você pode simplismente fazer o que quiser por lá. A Internet oferece liberdade, mas o bom uso dessa liberdade é o que vai mantê-la existindo. O desrespeito de alguns pelo direito autoral é o maior inimigo da liberdade da maioria.

  16. Paulo June 22, 2007 7:14 pm

    Se este cara está comentendo ato que viola o TOS do Adsense, o que vocês estão esperando para denunciar para o Google Adsense?

    É só mandar um email explicando que a conta dele é banida na hora.

    Abraços.

  17. Neto June 22, 2007 8:42 pm

    Só para mostrar ao Rodrigo o que significa plagiar:
    http://espiritodaideia.blogspot.com/2007/06/atire-o-primeiro-texto-quem-nunca-usou.html

    Cara! Quéisso?
    Tenha mais vergonha na cara
    E vá fazer um artigo de gente.

  18. Pedro June 22, 2007 9:36 pm

    Esse Ctrl-C é um parasita mesmo.. Igual o http://www.i-tecnologia.com e o http://www.tnow.com.br.. que só chupam noticias de outros sites.

    Mas além de copiar noticias, eles mesmos indicam essas noticias chupadas no Rec6.. O site era pra indicar matérias interessantes lidas em algum lugar, mas usam o Rec6 pra se auto divulgar. Se chupam 6 matérias num dia, enviam as 6 no site.

    Coisa que o info-mundo tbm faz.. Indicar suas próprias matérias.. Todos fazem errado. Uns só copiam, outros só se divulgam. tsc tsc tsc..

  19. admin June 22, 2007 9:40 pm

    Pedro.

    Até onde eu sei, o rec6 foi feito com o propósito de divulgação, e se eu não colocar a notícia lá para ser avaliada pelo pessoal, quem irá colocar, outra pessoa sem ser c’est moi?

  20. Pedro June 22, 2007 10:04 pm

    Só não sei onde vc achou ou viu, David, que o Rec6 tem o próposito de divulgação? Pra isso existe o blogblogs.com.br. No próprio Rec6:

    “O Rec6 é um site em que os próprios usuários enviam os links para as notícias e decidem quais devem aparecer na capa. Após enviada, a notícia fica disponível para que outros usuários (editores rec6) votem. Caso consiga um número suficiente de votos, essa notícia é promovida para a capa do site.”

    Notou. “Enviam links para as notícias” não “links das notícias de sua autoria”. E respondendo sua pergunta, quem vai indicar sua noticia sem ser você? Quem lê seu blog vai. Mas você indicar a noticia, já está dizendo que ela é interessante e não quem lê. A grande maioria faz isso no Rec6. E é errado. Como eu disse, uns chupam matérias e se auto divulgam, outros se auto divulgam, sujando todo o serviço. Por isso até o IDGnow “largou de mão” o Rec6 como Digg brasileiro[1], pois pra ser pelo menos parecido ainda tem muito o que melhorar. Por exemplo acabando com os parasitas e auto divulgadores.

    [1] http://idgnow.uol.com.br/internet/blog_dos_blogs/archive/2007/05/07/chega-de-cpias-brasileiras-do-digg

  21. admin June 22, 2007 10:13 pm

    Pedro:

    “O que são os editores Rec6 ?
    O Rec6 é formado por um conjunto de editores que são responsáveis por escolher quais notícias estarão na capa do rec6, através de seus votos, “subindo” os artigos para uma melhor posição. Os editores também inserem notícias no rec6 para que a equipe de editores decida se o artigo deverá “subir” até a página principal.”

    Só que hoje até mesmo os blogs grandes tacam seus posts no rec6, um exemplo é o efetividade.net

    Abraços

  22. Marinho Brandão June 22, 2007 10:21 pm

    Pedro,

    eu concordo que artigos sem relevância, publicados a toda hora no Rec6 é uma prática chata, mas discordo de você quanto a publicar os próprios artigos lá.

    eu acho que sendo o Rec6 um agregador de artigos, notícias, posts e outros, tudo está valendo. Quer divulgar seu artigo? Publique lá. Gostou de um artigo? Publique lá… e por aí… acho que não tem esse moralismo todo de quem deve ou não deve publicar.

    mas concordo que sobre publicar notícias, raramente um blog irá agir assim sem plagiar alguém. Quando o TheRegister publica uma notícia, é por que alguém lá dentro garimpou muito pra encontrar aquela informação, construiu a pesquisa e a publicou. O mesmo vale para o Ananova, o Terra, a Reuters, a Agência Estado, etc. São empresas de jornalismo. Portanto, quando um blog escreve sua própria versão para uma notícia, eu acho realmente FRACO. Mas vá lá, acho que também faz parte.

    porém, eu costumo achar mais atrativos blogs que realmente produzem conteúdo. Veja o BrPoint ou o TableLess… ou mesmo o blog do Sérgio Amadeu, ou o site do MauJor.com. São caras que produzem conteúdo, expressam suas próprias idéias e pesquisas. Isso sim, pode-se considerar edição DE VERDADE.

    bom, esta é a minha opinião (longa opinião… hehe)

  23. Pedro June 22, 2007 10:23 pm

    Vc possivelmete não leu com atenção o trecho que vc mesmo colou: “Os editores também inserem notícias no rec6″, inserem noticias, não SUAS noticias, criadas por vc, mas noticias em geral que leu e achou interessante e quer que outras pessoas vejam e votem. Esse trecho não significa auto divulgação, erro de interpretação.

    Sei que não adianta explicar, pq mesmo assim o pessoal acha que está fazendo certo. Só colo a citação do IDG Now:

    “Mas começo a reavaliar minha opinião sobre os Digg-like brasileiros. Com base pequena de usuários, sem comunidade e principalmente usado para promoção de conteúdo próprio, eles estão se esvaindo na mediocridade.

    Isso mesmo. Não vejo a comunidade em busca das melhores notícias, mas sim blogueiros profissionais ou não querendo promover seu conteúdo e ganhar tráfego.

    Não há também conteúdo original. Ao contrário, muito do que se publica na maioria blogs brasileiros, e é promovido nesses sites, é cópia pura e deslavada da grande imprensa brasileira.

    (Uma pausa para evitar generalizações: há muitos blogs bons e originais, mas estes são minoria e não estão usando os Digg-like para se promoverem).

    E a ética, meus caros, amigos blogueiros, como é que fica? Não é o caso de pensar também em um codigo de conduta para blogueiros no Brasil?”

    Mediocridade, e pessoas querendo leitores na marra pra gerar tráfego. Infelizmente é isso.

  24. admin June 22, 2007 10:35 pm

    Pedro,

    Bom, teoria é uma coisa prática é outra, então vou fazer um teste da sua teoria, irei publicar o link de uma notícia do Brpoint, e veremos o que as pessoas irão falar.

    E Marinho, como vários blogs dizem, basta você passar a notícia com a sua opinião e seu comentário expresso nela, ao invés de só pegar um texto em inglês e traduzir, acho legal sites que passam uma notícia dizendo sua opinião a respeito do assunto.

  25. Hugo Rafael June 22, 2007 10:43 pm

    admin, que tosco isso, o blog eh do cara, parece que ta te encomodando mesmo ._.

  26. admin June 22, 2007 10:48 pm

    Hugo

    Está incomodando sim. O dia que plágio for legalizado eu chamo o Rodrigo para comer um churrasco aqui em casa (ele leva a carne eu forneço a bebida e carvão), fecho o Info-mundo.net, viramos sócios e abro o blog ctrl + c e ctrl + v, porque somos criativos! :D

  27. Hugo Rafael June 22, 2007 10:50 pm

    Outra coisa, eu nao conhecia o blog dele, mas ja esta nos meus favoritos agora, com isso que voce está fazendo, só esta deixando o blog dele mais conhecido ainda, eu gostei sim do blog por que la eu vejo as noticias de uma maneira “filtrada” pra nao ter que pescar no meio de tantas uma que me interesse eu vou no blog dele e leio todas.

    Bom, quanto a ele estar ganhando dinheiro com isso, se ele esta, ótimo que bom pra ele (Boa sorte ai Rodrigo), mas se ele estiver, alguem deve estar entrando no blog dele certo? Se alguem estiver entrando significa que “alguma” qualidade o blog dele tem, e, uma dessas pode ser sim a que eu ja citei acima.

  28. admin June 22, 2007 10:59 pm

    Hugo

    Eu não sei que browser tu usa, mas provavelmente IE6, não deve ser e mesmo que seja dê uma olhada no http://reader.google.com

    Para pegar notícias filtradas, tu pegar o link do feed do Terra e adicionar no google reader, e lembrando que o que pode ser desinteressante para ele, para você pode ser interessante. ;)

  29. Hugo Rafael June 22, 2007 11:01 pm

    Eu uso opera, e sim eu assino varios feeds, e agora acabei de assinar mais um, o do blog dele.

  30. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 11:03 pm
  31. admin June 22, 2007 11:05 pm

    Rodrigo.

    Permissão eu tenho para publicar, e você possui?

  32. Techbits June 22, 2007 11:05 pm

    A questão do plágio na web

    Na semana passada fiz um comentário sobre plágio de blogs na lista da blogosfera, que gerou uma série de reações, posts e discussões entre blogueiros, não todas por causa do meu comentário, mas devido ao problema ser generalizado. Quem produz c…

  33. admin June 22, 2007 11:06 pm

    Hugo

    A decisão é tua se deseja prestigiar o original ou a cópia. ;)

  34. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 11:10 pm

    Engraçado, conheço o dono da comunidade, autor da postagem, e ele fala que nunca te autorizou a nada.
    Inclusive não te conhece, nunca te viu, e achou por acaso esses posts que eu citei no google, ele mesmo me mostrou o post e falou que estava na comunidade :P

    Além de tudo é mentiroso.

  35. Hugo Rafael June 22, 2007 11:11 pm

    admin, se voce simplismente postou isso num momento de indignacao ou algo do tipo, eu acho que voce esta dando muita atencao a este post, pois nao para de responder os comentarios, parece que voce ta usando um blog que copia, como voce mesmo diz, pra se “erguer” ?

  36. admin June 22, 2007 11:13 pm

    Rodrigo:

    Fair use filhinho. ;)

    Hugo:

    Não entendi sua colocação

  37. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 11:17 pm

    Fair use está nas leis americanas LoL

    E o que você fez foi CTRL+C CTRL+V.
    Depois ainda vem aqui com essa mentira absurda de que teve autorização pra postar.

  38. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 11:18 pm

    Mensagem enviada pelo MAKACOW

    (11:14) (+MAKACOsinglePHP) “eu não fui consultado por ele não, não dei permissão nenhuma, descobri a postagem dele usando textos e tutoriais escritos por mim um dia procurando por “personalizando o opera” no google”

    (11:16) (+MAKACOsinglePHP) “essa comundiade para mim é como um verdadeiro blog, ao invés de eu psotar num blogger ou wordpress eu posto num tópico e depois leio os comentarios que seguem nos postss dos membros”

  39. admin June 22, 2007 11:19 pm

    Rodrigo

    Vá na wikipédia e estude um pouco. ;)

    Ps: Você pode copiar artigos da wikipédia que eu não vou te encher o saco. :p

  40. Igor June 22, 2007 11:19 pm

    Admin

    por acaso você tem autorização para usar a imagem do HOMER SIMPSON no seu ‘banner’ ?

    http://www.info-mundo.net/banner.gif

    /\
    ||
    ||

    A imagem é protegida por lei autorais.

    Você usa a imagem para divulgar o seu site

    E o seu site gera renda, como pode-se deduzir já que possuí Google Adsense e Já Cotei.

    Ainda usa um ‘Eu recomendo’ em cima da imagem do Opera que coencidentemente está ‘grudado’ ao anuncio do Já Cotei, e assim estimula o visitante à clicar em seu anuncio.

    Tambem reparei que você RETIROU O LOGO DO GOOGLE do Adsense de Pesquisas, que é algo que creio eu fere os REGULAMENTOS do Google Adsense.

    Pelo que parece vc tambem tem o rabo preso.

  41. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 11:26 pm

    Vá você lá.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fair_use

    Segundo o próprio Wikipedia, Fair use é um conceito da legislação americana.

    que limita o direito autoral sob certas circunstâncias, como o uso para crítica, comentário, divulgação de notícia, ensino (incluindo múltiplas cópias para uso em sala de aula), educação (sem fins lucrativos) e pesquisa.

    A doutrina do fair use não existe na legislação brasileira

    Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

    a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;

  42. admin June 22, 2007 11:30 pm

    Igor.

    Não tenho rabo preso.

    A imagem estava sobre fair use, não a retirei da pessoa em si, retirei de um intermediário.

    E estimular a pessoa a clicar em um anúncio é sim válido, como por exemplo, falar bem do Adwords, automaticamente você está induzindo a pessoa a se cadastrar nele.

    E sobre o google pesquisa, não fere a politica do Google, pois essa é uma opção oferecida pelo próprio google.

    Rodrigo.

    Você não coloca o nome do autor do artigo.

  43. Hugo Rafael June 22, 2007 11:35 pm

    Admin, ele cita a fonte em todas as postagens, se um artigo for feito por um editor da Globo.com aumaticamente os direitos sao da globo, como ele cita a Fonte G1 ele esta citando o “autor”

    Admin, essa historia de fair use encheu cara, tudo que voce copia vira automaticamente um Fair use pra voce?

  44. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 11:37 pm

    Tem problema de visão???

    com a menção do nome do autor, SE ASSINADOS

    Acho que a falha foi minha de não ter colocado em negrito para que você pudesse ver.

    e da publicação de onde foram transcritos

    No meu caso eu coloco o nome do site de onde foi retirado, e o link direto para a notícia original.
    O que não se aplicou no seu caso, onde você apenas disse o nome da comunidade no orkut com um link para ela, ignorando totalmente o link da publicação.

  45. Igor June 22, 2007 11:41 pm

    Admin então se eu copiasse o post do Rodrigo e postasse em meu Blog eu não seria um ‘plagiador’, pq eu não retirei da pessoa em sí, e sim de um intermediário.

    Admin sobre tirar o Logo do GOOGLE parece que você não leu muito bem o Regulameto.

    Comportamento dos sites e anúncios

    “Todo código do AdSense deve ser colado diretamente nas páginas da Web sem modificações. Os participantes do AdSense não podem alterar nenhuma parte do código ou modificar o comportamento, a segmentação ou a distribuição de anúncios.”

    Se quiser conferir:
    https://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=48182&sourceid=aso&subid=ww-ww-et-asui&medium=link&hl=pt_BR

    E não sei qnto ao regulamento do ‘Já Cotei’ (vou até lá procurar) mas no Google Adsense é proibido insentivar cliques e escrever esse tipo de frase na qual eu já comentei no comentario anterior, como pode ser visto tambem no link do regulamento que está acima.

  46. admin June 22, 2007 11:44 pm

    Hugo.

    Direitos autorais são irremediáveis, por isso se você faz um artigo para um site mesmo que seja pago, você ainda é o dono dele.

    Mas estão sobre fair use, quer que eu fale o que?

    Já no caso do Rodrigo:

    [i]“Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 2000 Agence France-Presse. Todas as informações reproduzidas nesta editoria (notícias, fotos, logotipos) são protegidas por direitos de propriedade intelectual detidos pela AFP. Por conseguinte, nenhuma destas informações pode ser reproduzida, modificada, armazenada, redifundida, traduzida, explorada comercialmente ou reutilizada sem o consentimento prévio por escrito da AFP.”[/i]

  47. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 11:46 pm

    Eu também faço uso do Fair use :P

  48. admin June 22, 2007 11:47 pm

    Igor, o cara taca fair use, quer o q?

    E sobre o Adsense vou explicar mais uma vez para ver se entende, se não entender eu te mando uma imagem.

    Você não pode modificar o código distribuido por eles, acontece que quando você vai montar a caixa de pesquisa você decide se quer colocar a imagem ou colocar o nome Pesquisa Google na barra.

    Sobre incentivo dê uma lida no blog do Adsense tem um post sobre isso lá.

  49. admin June 22, 2007 11:48 pm

    Rodrigo.

    Quando não se licencia algo, está sobre fair use, no caso do Terra, ele deixa explicíto qua licença está o conteúdo.

    Cara num adianta tu plageia e ponto.

  50. Hugo Rafael June 22, 2007 11:53 pm

    [i]Cara num adianta tu plageia e ponto.[/i]

    Faltou o que ai em cima?

  51. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 11:53 pm

    Eu estou negando que é plágio, mas não tente esconder que você fez isso.

    Eu pelo menos sei reconhecer que pratico o CTRL+C MESMO!
    Você não sabe fazer isso, foi na comunidade do macaco, copiou o que estava lá, postou no blog e vem com conversinha de Fair use.

    A lei Lei 9.610/98 prevê limitações dos direitos autorais. Estas limitações são tratadas no capítulo IV da lei.

    E eu já reproduzi aqui parte do texto escrito no próprio wikipedia, que você mesmo recomendou a leitura :P

  52. Rodrigo Lacerda June 22, 2007 11:54 pm

    Eu não estou negando*

  53. admin June 22, 2007 11:55 pm

    Hugo e Rodrigo

    Se leram na wikipédia sobre o fair use, descobrirão o seguinte:

    Conteúdo não licenciado = Está sobre Fair Use

    Conteúdo licenciado = Não está sobre Fair Use

  54. Rodrigo Lacerda June 23, 2007 12:00 am

    Igor:
    Admin então se eu copiasse o post do Rodrigo e postasse em meu Blog eu não seria um ‘plagiador’, pq eu não retirei da pessoa em sí, e sim de um intermediário.

    David:
    Igor, o cara taca fair use, quer o q?

    ”Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 2000 Agence France-Presse. Todas as informações reproduzidas nesta editoria (notícias, fotos, logotipos) são protegidas por direitos de propriedade intelectual detidos pela AFP. Por conseguinte, nenhuma destas informações pode ser reproduzida, modificada, armazenada, redifundida, traduzida, explorada comercialmente ou reutilizada sem o consentimento prévio por escrito da AFP.”

    Então segundo o que você disse, é Fair use?
    Eu não retirei direto da AFP, ou Reuters, BBC, ou qualquer outra fonte de onde o Terra, ou G1 recebem as notícias.

  55. Rodrigo Lacerda June 23, 2007 12:01 am

    David, Fair use não está nas leis brasileiras filhinho.
    Na lei brasileira consta limitação do direito autoral, mas não necessariamente Fair use.

  56. admin June 23, 2007 12:03 am

    Rodrigo.

    O que eu postei foi referente ao licenciamento do Terra. E não sobre onde eu retirei as imagens.

  57. Rodrigo Lacerda June 23, 2007 12:08 am

    O licenciamento não é do Terra, se você procurar vai encontrar notícias que saem da redação do Terra, e em baixo dessas notícias você não encontrará nada que fale que o conteúdo está protegido por leis.

    No caso do conteúdo protegido, como no caso das noícias recebidas através da Reuters, você mesmo falou que se o “plagiador” copia é Fair use, pois ele está copiando através de um intermediário.

  58. admin June 23, 2007 12:13 am

    Rodrigo

    Todas estão com os devidos direitos expressos.

    Depende se o intermediário não licenciar o conteúdo não é fair use, ou seja não cai em domínio público.

    E mais você está fazendo de desentendido ou é besta demais para não entender o que eu disse. Vou lhe mandar um desenho.

  59. admin June 23, 2007 12:17 am

    Rodrigo o artigo sobre o Opera, não é copiado, algumas partes foram modificadas, e outras partes são de minha autoria.
    E o link da fonte está lá.

  60. Igor June 23, 2007 12:17 am

    O Admin parece ser um ótimo desenhista …

    Sempre se oferecendo para desenhar algo …

    Que tal usar toda essa sua vontade de desenhar

    E criar um personagem para promover seu site

    E parar de usar personagens alheios ?

    Fair use na casa da vó joana …

  61. admin June 23, 2007 12:20 am

    Igor.

    Fique tranqüilo, este layout e principalmente banner é provisório, daqui a alguns dias estará tudo mudado por aqui

  62. Rodrigo Lacerda June 23, 2007 12:21 am

    Todas? Tem certeza do que está falando?

    Então acho que esqueceram nessas
    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=inurl%3Aterra.com.br+%22reda%C3%A7%C3%A3o+terra%22&btnG=Pesquisar&meta=

    Não estou me fazendo de desentendido, só estou usando suas próprias palavras pra mostrar o que faço.

  63. Rodrigo Lacerda June 23, 2007 12:25 am

    O link direto da fonte não está.
    Você não coloca o link do tópico, coloca o link da comunidade, e isso não mostra o local exato de onde o artigo foi publicado.

    Você modificou?
    Sim modificou, fez um belo trabalho de montagem usando CTRL+C.

  64. admin June 23, 2007 12:28 am

    Rodrgio.

    Ah claro!

    A parte da playboy foi eles que escreveram né? :p

    E mais queria que eu fizesse uma p.d.p aqui?

  65. admin June 23, 2007 12:31 am

    Rodrigo.

    Todas, tá vendo o rodapé? Então…

  66. Rodrigo Lacerda June 23, 2007 12:38 am

    Ok, você achou onde está escritp que o texto não pode ser copiado quando é originado do Terra.

    Mas continuo copiando do intermediário (Terra) no caso de notícias fornecidas por outras empresas :P

    Eles podem não ter escrito a parte da playboy, mas os tutoriais foram COPIADOS.

  67. admin June 23, 2007 12:41 am

    Rodrigo.

    Continue cometendo um crime, afinal a vida sua, porém tenho direito em manifestar minha opiniao sobre suas atitudes.

    E os tutoriais não foram copiados.

    Trecho do post mencionado por você, foi retirado da comunidade Personalizando o Opera. Modificado e dados os devidos créditos. A comunidade não está licenciada, por tanto o conteúdo fica sobre fair use.

    Boa Noite.

  68. Tiago Celestino June 23, 2007 12:56 pm

    Copiar sem dá os devidos créditos é dureza, mas acho que nos dias de hoje não é preciso fazer muita tempestade quando alguém copia e coloca a fonte. Não concordo com o plágio, mas também não acho que seja necessário tanta fúria por causa disso.

    Tá o blog que copiou tá lucrando com seu artigo e dai? Para quem vive de blogs é dureza, mas pra quem blog apenas por mostrar o conteúdo não vai dizer nada.

  69. André Ataíde June 23, 2007 8:42 pm

    Realmente não é legal ter algo que deu trabalho para criar, copiado sem responsabilidade, mas se o proprietário do site licencia o conteúdo pela CC ou outras licenças livres, ele deve ser consciente do que está fazendo. Se a licença é livre, não tem nada do que reclamar das cópias. Se usa as CC mas não sabe para que elas servem, só usa pra ficar bonitinho no site? Pra dizer que é blogueiro consciente? CopyRight neste caso seria mais elegante… Cá entre nós que Blog tem todo o seu contúdo original? De uma forma ou outra, seja posts completos, opiniões ou idéias todos copiam!

    Não se pode esquecer porém de verificar se a licença deve ser distribuída junto com o conteúdo copiado!

  70. admin June 23, 2007 8:54 pm

    André.

    O problema é que as pessoas que copiam, simplesmente vêm a imagem da CC e acham que pode copiar nem mesmo clicam para ver a licença, pois a CC tem algumas limitações, como a que o Info-mundo está regida, permite cópia, porém não pode colocar em sites comerciais, de modo que lucre com a cópia.

    Abraços

  71. Arthur June 24, 2007 11:44 am

    http://www.via6.com/artigo.php?aid=6988
    artigo no via6, adicionada ao rec6 e nao foi citada a fonte original do texto

    http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI1708310-EI1141,00.html

  72. Bruno June 24, 2007 11:32 pm

    Rodrigo. Você deveria ter vergonha de fazer o que faz ao invés de tentar defender algo indefensável.

    Aprenda a escrever, comece um novo blog. Alguma hora vão denunciar você no BlogSpot (Blooger)
    http://www.blogger.com/content.g

    Não farei isso, afinal eu acho uma perda de tempo.

    Seu blog é um fracasso,

    Falou!

  73. jow June 25, 2007 10:10 am

    infelizmente nao se pode fazer muita coisa para esse tipo de gente…
    Mas o que podemos fazer, pelo menos no REC6, eh REPORTAR o posto como “Viola Direitos Autorais”.
    E sempre que chegar um post desses blogs plagiadores, marca-los como “plagio”, ai queimariamos o filme desses sanguesugas.

  74. Fernando June 27, 2007 10:08 am

    Se enviarem um e-mail para o Google Adsense denunciando o plágio não irá acontecer NADA com ele. O Google por incrível que pareça não se responsabiliza por esse tipo de atitude e se isenta de qualquer responsabilidade.

    Recentemente meu site foi vítima de plágio e eu denunciei o caso ao Google e eles simplesmente disseram para EU entrar em contato com o webmaster e resolver a questão.

    Acho este posicionamento do Google um tanto quanto errada pois indiretamente estão ajudando a disseminassão de conteúdo ilegal na internet.

    Conteúdo ilegal sim! Qual a diferença do cara colocar um filme para download e copiar o código-fonte do meu site? É ilegal da mesma forma!

    O Google está pisando na bola nessa questão.

  75. Gustavo Montes June 27, 2007 1:44 pm

    Eu tive o mesmo problema do Fernando, mas no caso foi sim um plágio… o cara copiou e nem citou a fonte… descobri porque tinha um link para outro artigo meu (é, o cara nem teve o trabalho de revisar)…

  76. [...] 3 dias Crie seu avatar dos simpsons – 2 dias Mais uma panelinha formada! – 2 dias Plágio na Internet. Cadê as medidas do rec6? – 7 dias Intel apresenta o Core 2 Duo E6750 – 3 dias Wubuntu – Ubuntu Web OS [...]

  77. Nicolas Müller July 2, 2007 2:20 pm

    Olá, estive lendo algum tempo sobre cópias, acho que não é legal copiar mesmo citando a fonte, a menos que a fonte libere você para usar o conteúdo. Uma dica ao invés de por mais lenha no fogo, procurem agencias de notícias que liberam o conteúdo, e em artigos e posts, deixem a criatividade falar mais alto, faça você mesmo, um artigo seu vale muito mais do que um Fonte:nome da fonte no final do post.

    flw pessoal

  78. [...] Plágio na internet, via Info-mundo [...]

Deixe um comentário

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Website

Comentário

© 2008 Info-mundo.net, - Daily Blog Tips Themes